O preenchimento facial é uma técnica minimamente invasiva que adota substâncias modeladoras e biocompatíveis aplicadas por meio de injeção ou com auxílio de cânulas. Para minimizar o desconforto durante o procedimento, é realizada anestesia local na região do tratamento.
Os principais resultados obtidos com os preenchedores são uma reestruturação da face (que vai perdendo estrutura com o envelhecimento), recuperação de volume perdido e melhora da qualidade geral da pele.
Entre as queixas tratadas estão:
- Rugas e linhas;
- Sulcos;
- Cicatrizes;
- Perda de volume (provocada por reabsorção óssea e de gordura);
- Perda de contorno.
Principais substâncias utilizadas no preenchimento facial
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é a principal substância utilizada no preenchimento facial. Ele é naturalmente produzido pelo organismo, no entanto tem seus estoques reduzidos com o passar dos anos e portanto, repomos com um ácido hialurônico biocompatível produzido laboratorialmente.
Constituído por moléculas capazes de atrair água, o ácido hialurônico age preenchendo os espaços entre as células.
Além do tratamento de linhas e rugas, o protocolo também possibilita a volumização, ganho de projeção e redefinição dos contornos, como contorno da mandíbula e dos lábios.
A duração dos efeitos varia conforme a região de tratamento, podendo se estender, em média, por 12 a 18 meses.
Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse)
Esse bioestimulador consiste em um gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio – uma substância naturalmente presente em nosso organismo e que também é produzida em laboratório para uso estético, como bioestimulador.
O produto incentiva a síntese de novas fibras de colágeno no organismo, podendo apresentar também discreto efeito volumizador na região tratada a depender da concentração e técnica de aplicação. Seus resultados podem permanecer de 18 a 24 meses.
Ácido polilático (Sculptra)
O ácido polilático é um bioestimulador que incentiva a atividade dos fibroblastos – células responsáveis pela síntese de colágeno no organismo. A substância é completamente reabsorvida pelo organismo, e durante esse processo, há grande produção de colágeno.
Os resultados são mais perceptíveis cerca de dois meses após a aplicação, mas os efeitos podem permanecer por até dois anos, dependendo de cada indivíduo.
O principal efeito é melhorar a firmeza e flacidez da pele, no entanto, dependendo da técnica de aplicação, pode volumizar algumas áreas.
Fios de polidioxanona (Fios PDO)
Os fios de PDO são um material sintético e bioabsorvível, que costumava ser empregado na sutura cirúrgica e vem sendo utilizado nos últimos tempos com objetivos estéticos.
Os fios de PDO lisos estimulam a síntese de novas fibras de colágeno e elastina, podendo ser adotados em regiões como testa, pálpebras, lateral dos olhos, contorno dos lábios, bochechas e pescoço.
Existem fios que possuem uma estrutura capaz de volumizar, preencher sulcos, como bigode chinês, por exemplo.
Os fios são reabsorvidos em torno de oito meses após a sessão, mas os resultados permanecem por até um ano.
Dúvidas comuns sobre o preenchimento facial
- Quem pode realizar tratamento com preenchedores?
- Qual o mais indicado para o seu caso?
- Existe alguma contraindicação?
Tudo isso avaliamos em cada caso, individualmente.
Agende a sua avaliação que vamos escolher o melhor tratamento para você!
Conte conosco!